Olivais & Produção

 
Existem cerca de 50 hectares de olival na Herdade do Mouchão, sendo uma grande parte já centenária, com algumas oliveiras datadas de 1903. A variedade principal é a Galega, tradicional e nativa do Alentejo.
Em 2008, o Mouchão começou a sua própria produção de azeite, não deixando de contribuir para a cooperativa de azeite local como fez desde sempre. Para este efeito foi instalado um lagar especializado, com extracção a frio, tendo em vista a produção de azeite extra virgem de alta qualidade.
O resultado tem sido um azeite dourado de muito baixa acidez (a rondar os 2-3%) que tem sido bem reconhecido pelos apreciadores. As azeitonas são colhidas de forma tradicional, à mão, prestando particular atenção à rapidez com que as azeitonas são processadas após a colheita - uma prática imprescindivel para a obtenção dos azeites de melhor qualidade. Entre o momento da apanha das azeitonas e a sua transformação decorrem menos de 3 horas tendo o cuidado de balancear o ritmo da colheita com a capacidade de produção do lagar. O rendimento da transformação é baixo (11-13%) no interesse de se obter um azeite de elevada qualidade.