DOM RAFAEL BRANCO 2022 – FICHA TÉCNICA
ENOLOGIA
Vindima manual e fermentação a frio em tanques de aço inoxidável a uma temperatura de 15ºc durante 2-4 semanas. Após a sua primeira filtragem, o novo vinho é deixado sobre as borras finas durante 5-6 meses antes do seu engarrafamento, assegurando assim um generoso volume de boca. As temperaturas de fermentação a frio são largamente responsáveis pelos frescos aromas tropicais ‘secundários’ enquanto ainda jovem. A casta Arinto contribui com a frescura citrina, enquanto a Antão Vaz é conhecido pelo seu volume, textura, fruta e carácter. O resultado é um vinho firme, delicado e com elegante fragrância. Ligeiramente filtrado e posteriormente engarrafado em Março de 2023.
VITICULTURA
As parcelas de vinhas e variedades são vindimadas separadamente. As castas Arinto e Antão Vaz amadurecem sensivelmente ao mesmo. Solos de aluvião bem drenados (Vinha Zé Rovisco – 13 anos de idade na altura da vindima) ou esqueléticos, argilosos (Vinha da Barragem – 26 anos de idade na altura da vindima). A área maior correspondente à vinha da Barragem situa-se nas margens da barragem do Mouchão, contribuindo com frescura, complexidade e concentração pouco comuns em vinhos desta região.
NOTAS DE PROVA
Requintadamente fresco, mas volumoso na boca. Mineral, cítrico, com aromas verdes vivos e complexos. Proveniente de vinhas velhas, este distinto branco é concentrado mas elegante com fruta madura vibrante e um palato delicadamente crocante.
SUGESTÕES DE SERVIÇO
Servir a 10ºc a ‘solo’ ou a acompanhar pratos de mariscos ou petiscos (tais como azeitonas Galega, queijos, chouriço ou outros enchidos regionais).