MOUCHÃO 2016 – FICHA TÉCNICA
ENOLOGIA
No Mouchão vinificamos todos os tintos em lagares de pedra abertos. Cachos completos, com engaço, são incluídos no processo de maceração pelo que a altura da colheita é especialmente crítica, visto que é necessário encontrar um equilíbrio delicado entre açúcares, ácidos, maturação fenólica global bem como a lignificação do engaço. Os cachos completos, colhidos à mão, são transportados em caixas de 20 kg para a adega, onde são pisados a pé em lagares e deixados a fermentar por aproximadamente 4 a 7 dias. Em 2016 os taninos, a cor e a maturação do engaço estiveram muito perto da perfeição. Este vinho jovem terá a sua fermentação malo láctica no outono, em largos tonéis de madeira de 5 000 L. Em meados do Inverno é filtrado após o que permanece em estágio sem qualquer intervenção por cerca de 4 anos nos fomosos toneis. Depois de engarrafado fica a estagiar nas nossas caves por mais 18 meses antes do seu lançamento.
VITICULTURA
As diferentes parcelas de vinha e variedades são vindimadas separadamente As Alicante Bouschet e a Trincadeira provêm de vinhas velhas com cerca de 25 anos em solos de aluvião bem drenados da vinha dos Carapetos. Desde 2010 o rendimento médio desta vinha tem sido uns magros 4,03 t/Ha, contribuindo assim para uma significativa concentração. Uma Alicante Bouschet mais madura e intensa é também incluída sendo esta proveniente da vinha da Dourada, com solos Mediterrânicos argilosos (com perfis de calcário) e com uma idade de 18 anos na vindima.
O ANO 2016
Sendo o segundo ano consecutivo de um inverno seco a campanha registou sempre temperaturas elevadas até à vindima que chegou 10 dias mais cedo. A vinificação diligente garantiu que as expectativas de qualidade fossem superadas, resultando num dos melhores Mouchão dos últimos anos.
NOTAS DE PROVA
Cor granada intensa, aromas de fruta preta, doce de ameixa, menta, azeitonas maduras, com notas frescas de menta, eucalipto e ligeiramente verde de engaço Maravilhosamente fresco e estruturado, porém equilibrado, e com expressivos e elegantes taninos assegurando longevidade.
SUGESTÕES DE SERVIÇO
Decantar ou abrir entre as 12 e as 24 horas antes de servir. No seu melhor potencial até 2036.
Consumir a uma temperatura de 17 ºc, a acompanhar grelhados de carne ou pratos de caça