Mouchão

Mouchão

 

É o vinho de referência da herdade, desde que se engarrafou a primeira colheita em 1949, e que reflecte o temperamento singular da adega. O vinho Mouchão nasce sobretudo das melhores uvas Alicante Bouschet, enquanto que o restante lote é encontrado na selecção de outras castas tais como a habitué Trincadeira, da famosa Vinha dos Carapetos, e da Aragonês que, por vezes, também é convidada. Esta feliz combinação resulta num vinho cheio de personalidade, com aroma perfumado, fresco e muito elegante.

 

É um vinho cujo sabor expressa a sua maturação lenta e que reflete fortemente a sua origem e o respeito pela tradição.

 

Depois da vindima à mão, as uvas seguem em pequenos cestos até à adega, onde, após uma experiente pisa a pé em lagares de pedra e fermentação, o Mouchão repousa em tonéis de carvalho português, macacaúba e mogno durante pelo menos três anos. Cresce assim em toda a sua intensidade, carácter e robustez, mas ainda terá de amadurecer em garrafa por mais dois anos.
O vinho Mouchão apresenta uma cor profunda, concentrada, e tem um carácter vincado pelas especiarias. A sua estrutura de taninos única potencia um longo envelhecimento em garrafa, podendo melhorar significativamente em guarda por duas décadas, ou até mais tempo.

 

Última colheita lançada: 2013
Consultar algumas das colheitas históricas:
Colheitas Históricas
Top