Vinha

É nos climas quentes e secos que a casta Alicante Bouschet melhor vigora, mas mesmo com invernos chuvosos, pode apresentar resultados surpreendentes, com colheitas de referência.

Por outro lado é uma casta que aprecia solos relativamente férteis, profundos e sempre com boa drenagem, como no caso da Herdade do Mouchão. Curiosamente o melhor estado de maturação das uvas Alicante Bouschet é atingido na herdade em altura relativamente tardia, contrariando muitas das teorias tidas como certas na matéria.

Cerca de metade da uva tinta produzida na herdade é Alicante Bouschet.

A beneficiar do mesmo clima, mas em solos de maior drenagem nas vinhas localizadas a maior altitude, estão castas tintas nobres como a Trincadeira, o Aragonez, a Touriga Nacional, a Touriga Franca e o Syrah.

As castas brancas

– Antão Vaz, Arinto, Fernão Pires e Verdelho – encontram-se maioritariamente nas encostas da “Barragem do Mouchão” e adjacentes às ribeiras do Almadafe e Jordana.
Dos cerca de 900 hectares, foram dedicados 40 hectares dos melhores solos para a prática vitivinícola, e que expressam o melhor terroir para essa cultura. As parcelas mais antigas são compostas por solos de aluvião e localizam-se no cruzamento de dois ribeiros (Jordana e Almadafe) reproduzindo condições únicas e irreplicáveis em todo o Alentejo, ideais para a casta Alicante Bouschet. Nestes solos de aluvião, encostados aos cursos de àgua, são cultivadas uvas desta variedade da mais elevada qualidade, que amadurecem a temperaturas elevadas, usufruindo esporadicamente de chuva e geada, bem como da humidade sempre presente tanto nos cursos de àgua como no sub-solo. São as condições ideais para esta casta se revelar de forma equilibrada.
Vinhas e sobreiros, uma convivência natural no Mouchão.

Uma perspectiva Alentejana

A casta Alicante Bouschet prospera em condições de clima quente e mais seco. Por isso um inverno mais ou menos chuvoso é normalmente um importante indicador que define a qualidade de uma colheita. Para melhores resultados os solos devem ser relativamente férteis, profundos e bem drenados. Se a chuva ocorre durante o final da primavera isso pode provocar significativas perdas de cachos devido ao míldio. A altura da vindima desta casta no Mouchão é relativamente tardia, diferentemente do sugerido por muita literatura sobre o tema, e ocorre apenas quando o perfeito estado de maturação é alcançado.
Top